Fonte imagem: Google imagensINTEA - Introdução às Novas Tecnologias de Ensino Aprendizagem
Disciplina do curso de Psicologia do IESB - Brasília - Professora: Anaí Haeser Peña
Disciplina do curso de Psicologia do IESB - Brasília - Professora: Anaí Haeser Peña
Na aula do dia 10 de setembro, a nossa disciplina trabalhou com a construção de um documento compartilhado na plataforma do Google Docs. Essa atividade foi muito proveitosa, uma vez que todos tiveram a oportunidade de compartilhar conhecimento mútuo.
Para início, a professora solicitou que cada membro do grupo abrisse um documento no Google Docs, e que fosse compartilhado com os demais membros, e também com a professora.
O texto é exatamente este que o caro leitor, visitante desse blog, está lendo. O objetivo dessa atividade foi criar um texto compartilhado, colaborativo e simultaneamente para o blog.
Como orientação da professora, foi solicitado que o texto deve ser bem apresentável, com uso de imagens, ser centralizado, justificado, com marcações em negrito ou itálico, etc.
A partir desse momento, a nossa equipe passou a desenvolver um texto em grupo relacionado a esse tema (assunto). Alguns membros do grupo deixaram seu comentário sobre o que acharam dessa atividade, considerando a sua limitação, seu desempenho, as dificuldades que enfrentaram e, principalmente, sua aprendizagem. Vamos lá!
Para início, a professora solicitou que cada membro do grupo abrisse um documento no Google Docs, e que fosse compartilhado com os demais membros, e também com a professora.
O texto é exatamente este que o caro leitor, visitante desse blog, está lendo. O objetivo dessa atividade foi criar um texto compartilhado, colaborativo e simultaneamente para o blog.
Como orientação da professora, foi solicitado que o texto deve ser bem apresentável, com uso de imagens, ser centralizado, justificado, com marcações em negrito ou itálico, etc.
A partir desse momento, a nossa equipe passou a desenvolver um texto em grupo relacionado a esse tema (assunto). Alguns membros do grupo deixaram seu comentário sobre o que acharam dessa atividade, considerando a sua limitação, seu desempenho, as dificuldades que enfrentaram e, principalmente, sua aprendizagem. Vamos lá!
Como autor da sugestão, dei o primeiro passo:
Eu sou Rivaldo Neri. Minha opinião é que achei simplesmente fantástico esse recurso que o Google Docs nos oferece. Achei muito interessante você poder editar um documento simultaneamente, e ainda poder conversar com os participantes em um chat exclusivo enquanto executa a tarefa principal. Por outro lado, também observei que até conseguirmos uma interação eficiente, levou-se algum tempo, porém, depois que estabelecemos umas regras, ficou mais fácil a realização desse trabalho.
Eu Maria Graça
A disciplina INTEA, no começo, estava muito confusa para mim, mas estou começando a entender.
Tenho certeza de que o computador na vida dos adolescentes é muito importante.
Ex: Ajuda nos trabalhos escolares, pois há um entendimento praticamente unânime por parte de professores, alunos e sociedade em geral de que esta tecnologia no Brasil é para todos.
Quase todo mundo hoje tem acesso à Internet, seja em casa, na escola, no trabalho ou mesmo em uma lan house.
Mas como eu sei que todos conhecem a realidade, só me restava a indignação.
Os adolescentes que conhecem as novas tecnologias não sabem viver sem elas, para contactar os amigos, para fugir das pessoas e também é muito importante para sua redes sociais.
Tânia Mara
Desde a primeira aula sobre esse tema, em agosto, me senti desafiada a tentar usar essa ferramenta em meu trabalho. Achei fascinante a ideia de entrar em contato e fazer trabalho colaborativo online. Porém, tive muita dificuldade de reunir as pessoas num mesmo horário e até em horários diferentes a tarefa levou mais tempo que eu imaginava.
Eu sou Rivaldo Neri. Minha opinião é que achei simplesmente fantástico esse recurso que o Google Docs nos oferece. Achei muito interessante você poder editar um documento simultaneamente, e ainda poder conversar com os participantes em um chat exclusivo enquanto executa a tarefa principal. Por outro lado, também observei que até conseguirmos uma interação eficiente, levou-se algum tempo, porém, depois que estabelecemos umas regras, ficou mais fácil a realização desse trabalho.
Eu Maria Graça
A disciplina INTEA, no começo, estava muito confusa para mim, mas estou começando a entender.
Tenho certeza de que o computador na vida dos adolescentes é muito importante.
Ex: Ajuda nos trabalhos escolares, pois há um entendimento praticamente unânime por parte de professores, alunos e sociedade em geral de que esta tecnologia no Brasil é para todos.
Quase todo mundo hoje tem acesso à Internet, seja em casa, na escola, no trabalho ou mesmo em uma lan house.
Mas como eu sei que todos conhecem a realidade, só me restava a indignação.
Os adolescentes que conhecem as novas tecnologias não sabem viver sem elas, para contactar os amigos, para fugir das pessoas e também é muito importante para sua redes sociais.
Tânia Mara
Desde a primeira aula sobre esse tema, em agosto, me senti desafiada a tentar usar essa ferramenta em meu trabalho. Achei fascinante a ideia de entrar em contato e fazer trabalho colaborativo online. Porém, tive muita dificuldade de reunir as pessoas num mesmo horário e até em horários diferentes a tarefa levou mais tempo que eu imaginava.
Selma Lopes
Como muitas pessoas do meu grupo, tive muitas dificuldades com essa nova tecnologia e confesso que cheguei pensar que não conseguiria. Porém, tenho me esforçado, e acredito que a tendência é só melhorar, assim espero.
Ainda é possível acrescentar que essas novas tecnologias na vida dos adolescentes, têm sido de grande valia, pois possibilita a conexão com o mundo, e isso facilita em vários aspectos, por exemplo: No aprendizado, o aluno dispõe de muitas opções de ensino, facilitando sua vida escolar.
Porém, nem tudo são flores. Infelizmente existe o lado ruim, pois existem alguns adolescentes que fazem uso das novas tecnologias, para promoverem brigas, com isso fazem crescer a violência.
Como muitas pessoas do meu grupo, tive muitas dificuldades com essa nova tecnologia e confesso que cheguei pensar que não conseguiria. Porém, tenho me esforçado, e acredito que a tendência é só melhorar, assim espero.
Ainda é possível acrescentar que essas novas tecnologias na vida dos adolescentes, têm sido de grande valia, pois possibilita a conexão com o mundo, e isso facilita em vários aspectos, por exemplo: No aprendizado, o aluno dispõe de muitas opções de ensino, facilitando sua vida escolar.
Porém, nem tudo são flores. Infelizmente existe o lado ruim, pois existem alguns adolescentes que fazem uso das novas tecnologias, para promoverem brigas, com isso fazem crescer a violência.
Paula
Na minha opinião, eu achei um grande desafio essa ferramenta e nem imaginava que era possivel. Ao descobrir, fiquei fascinada, ainda mais pelo fato de trabalhar em equipe.
Na minha opinião, eu achei um grande desafio essa ferramenta e nem imaginava que era possivel. Ao descobrir, fiquei fascinada, ainda mais pelo fato de trabalhar em equipe.
GOOGLE DOCS - INTERATIVIDADE
Fonte imagem: Google imagens1. Estabeleça critérios de trabalho, por exemplo:
Ao iniciar a criação e edição do documento, delimite um espaço (parágrafos) em que cada participante põe o seu nome e começa a desenvolver o texto a partir de uma orientação prévia.
2. Essa orientação prévia pode ser dada por meio do convite para compartilhar o texto, com o auxílio de um canal de conversa, que pode ser no próprio Google Docs.
3. Lembre a todos os participantes que isso é um trabalho em grupo, portanto a ajuda mútua é de extrema importância.
4. Quando marcarem um momento para a criação do documento simultaneamente, procure acessar a plataforma do Google Docs com certa antecedência.
5. Não se esqueça também de que é muito importante o contato prévio por e-mail antes e depois do trabalho coletivo.
6. Uma questão de ética: se por ventura, por alguma razão, você marcar um trabalho coletivo e não possa comparecer, faça o possível para avisar aos demais membros do grupo, porque não é nada interessante aquele que estar aguardando você ficar esperando e você não aparecer.
7. Por último, lembre-se de que em um trabalho em grupo todos são importantes. O resultado final é um mérito de todos
8. Essa, eu deixo em branco, para que você, caro leitor, pense a sua dica:_________________
Ao iniciar a criação e edição do documento, delimite um espaço (parágrafos) em que cada participante põe o seu nome e começa a desenvolver o texto a partir de uma orientação prévia.
2. Essa orientação prévia pode ser dada por meio do convite para compartilhar o texto, com o auxílio de um canal de conversa, que pode ser no próprio Google Docs.
3. Lembre a todos os participantes que isso é um trabalho em grupo, portanto a ajuda mútua é de extrema importância.
4. Quando marcarem um momento para a criação do documento simultaneamente, procure acessar a plataforma do Google Docs com certa antecedência.
5. Não se esqueça também de que é muito importante o contato prévio por e-mail antes e depois do trabalho coletivo.
6. Uma questão de ética: se por ventura, por alguma razão, você marcar um trabalho coletivo e não possa comparecer, faça o possível para avisar aos demais membros do grupo, porque não é nada interessante aquele que estar aguardando você ficar esperando e você não aparecer.
7. Por último, lembre-se de que em um trabalho em grupo todos são importantes. O resultado final é um mérito de todos
8. Essa, eu deixo em branco, para que você, caro leitor, pense a sua dica:_________________
Como última informação sobre o Google Docs, transcrevemos o texto a seguir:
O Google Docs acaba de atualizar suas funções de visualização de documentos, agora é compatível com 12 novos formatos. Alguns, inclusive, fora do padrão utilizado geralmente como um pacote ofimático.
Agora, Docs Viewer pode operar com estes ficheiros:
§ Microsoft Excel (.XLS and .XLSX)
§ Microsoft PowerPoint 2007 / 2010 (.PPTX)
§ Apple Pages (.PAGES)
§ Adobe Illustrator (.AI)
§ Adobe Photoshop (.PSD)
§ Autodesk AutoCad (.DXF)
§ Scalable Vector Graphics (.SVG)
§ PostScript (.EPS, .PS)
§ TrueType (.TTF)
§ XML Paper Specification (.XPS)
Como podemos ver, foi adicionado a visualização de documentos criados com o pacote iWork de Apple, além de imagens geradas com Photoshop, planos Autocad ou fontes TTF
Extraído em 12-09-2011 de:
http://www.meubit.com/software/google-docs-agora-visualiza-mais-12-formatos-9475.html
Edição geral: http://palpitesvirtuais.blogspot.com
O Google Docs acaba de atualizar suas funções de visualização de documentos, agora é compatível com 12 novos formatos. Alguns, inclusive, fora do padrão utilizado geralmente como um pacote ofimático.
Agora, Docs Viewer pode operar com estes ficheiros:
§ Microsoft Excel (.XLS and .XLSX)
§ Microsoft PowerPoint 2007 / 2010 (.PPTX)
§ Apple Pages (.PAGES)
§ Adobe Illustrator (.AI)
§ Adobe Photoshop (.PSD)
§ Autodesk AutoCad (.DXF)
§ Scalable Vector Graphics (.SVG)
§ PostScript (.EPS, .PS)
§ TrueType (.TTF)
§ XML Paper Specification (.XPS)
Como podemos ver, foi adicionado a visualização de documentos criados com o pacote iWork de Apple, além de imagens geradas com Photoshop, planos Autocad ou fontes TTF
Extraído em 12-09-2011 de:
http://www.meubit.com/software/google-docs-agora-visualiza-mais-12-formatos-9475.html
Edição geral: http://palpitesvirtuais.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário